rogerio

O RESTAURADOR


Rogério A. Roennau é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde atua profissionalmente na relojoaria há 40 anos. Seu interesse pelos relógios antigos foi despertado na infância, quando assistiu a seu pai, pequeno empresário com muita habilidade para o trabalho artesanal, construir um novo gabinete para uma velha máquina de relógio encontrada num depósito. Após anos de estudos sobre a arte da relojoaria, Rogério A. Roennau transformou o hobby em atividade profissional e tem restaurado relógios para todo o Brasil e exterior.

A OFICINA


Atendimento
9h às 12hs e 14h30min às 18h30min
de segunda a sexta-feira
sábados sob consulta.

oficina
relogios3

Recomendações para a correta manutenção de seu relógio


Nunca utilize solventes ou produtos químicos para limpeza interna ou externa. Cada tipo de mecanismo requer um produto específico para remover poeira e outras impurezas, bem como um lubrificante adequado a determinada situação. Todos os relógios mecânicos devem ser limpos e lubrificados periodicamente, a cada 24 meses, para evitar desgaste acelerado pelo atrito. Os cuidados de limpeza e lubrificação devem ser executados por relojoeiro especialista.

RESTAURAÇÃO


Embora sem tradição na arte da relojoaria, os brasileiros desenvolveram a paixão pelos relógios antigos, muitos deles trazidos da Europa ainda no tempo em que o país era colônia de Portugal.

Boa parte desses relógios é utilizada, hoje, apenas para decoração, pois não funciona mais. Desgastadas pelo tempo e danificadas pelo meio-ambiente, essas peças valiosas podem ser recuperadas e voltar a funcionar com a mesma precisão que tinham quando foram confeccionadas. Tempus Fugit recupera qualquer mecanismo danificado, pois fabrica, artesanalmente, engrenagens, eixos, platinas, molas, mostradores, ponteiros e outras peças para substituir as que estejam avariadas ou que apresentem desgaste.

engrenagem

Da mesma forma, todo tipo de gabinete – seja em madeira, porcelana, mármore, bronze, petit-bronze (liga de estanho e chumbo) ou outro – é restaurado.

Rogério A. Roennau utiliza sempre materiais iguais aos originais para a reconstrução de peças que não possam ser recuperadas, como carvalho e pinho europeus ou as madeiras nobres da marcheteria. Mesmo o som dos relógios musicais – executado por discos, foles, percussão ou realejo – pode voltar a encantar o proprietário de um relógio antigo que já não se faça mais ouvir.

Além da recuperação das peças sonoras, o restaurador assegura a execução perfeita da partitura original – geralmente a reprodução de composições elaboradas para os sinos das grandes catedrais, como as de Notre Dame, Websminster, Canterbury e Whittington.

VÍDEOS


LOCALIZAÇÃO